terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Trate seu esposo como inimigo



"...vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração..."
II Coríntios 3:02 e 03

Uma breve meditação sobre nossos relacionamentos em geral...

Trate-o Como Inimigo

“...Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida...”
 Provérbios 31:12

Se conseguíssemos fazer o bem “todos” os dias, em todos os momentos, com certeza teríamos os casamentos mais felizes do mundo. Ninguém se casa para fazer o mal ao seu cônjuge, mas o convívio e o passar do tempo nos levam a isso, ou será que podemos afirmar que só temos feito o bem a eles? Quantas vezes já passaram em nossas cabeças “agora você verá o que é bom” ou quantas então falaram “vou entrar em greve”?

Você lê a Palavra de Deus todos os dias? As pessoas ao nosso redor (mesmo aqueles que não conhecem ao Senhor) lêem todos os dias através de nossas vidas, nossos testemunhos, pois somos as cartas abertas de Cristo, ("...vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração..." II Coríntios 3:02 e 03).

E tudo o que fazemos glorifica ou envergonha o nome do Senhor Jesus? Um lar ou um casamento bem sucedido é um grande testemunho para um mundo que necessita tanto de Jesus. Você seria capaz de afirmar que se todos os casais ou famílias vivessem como você vive em sua intimidade familiar, o mundo seria bem melhor?

“1ªPd.3:8-9 Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.”

Shirley Price disse: Se achar impossível tratar seu esposo como amigo, trate-o como inimigo.

Como a Palavra de Deus diz que devemos tratar os inimigos?

Amar e orar:
“...Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem...”
Mateus 5:44

Fazer o bem:
“...Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam...”
Lucas 6:27

Dar de comer e beber:
“...Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem...”
Romanos 12:20 e 21

Perdoar:
“...Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete..."
Mateus 18:21 e 22

Muitas vezes, somos ótimas pessoas com os de fora de nossa casa, porém descontamos-nos mais próximos e mais amados nossas decepções, mágoas, frustrações, birras, problemas, mau-humor, justamente porque eles nos amam independente de... Quando na verdade, eles são nosso suporte, estrutura, alicerce e sabem exatamente quem somos e nos valorizam e amam mesmo quando não merecemos.

“...ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente...”
I Timóteo 5:08

A frustração vem quando sabemos o que devemos fazer, mas não fazemos; não quero ser egoísta, mas sou, não quero erguer a voz para os filhos, mas grito com eles, não quero falar demais, mas algumas vezes, parece que a única solução seria cortar a língua!

Não posso viver a vida cristã sem que Deus esteja no totalmente no controle e viva através de mim. Quando reconhecemos nossas falhas, pecados e impotência olhamos para Ele e O buscamos, então descobrimos que Ele é fiel. Ele é capaz de fazer por mim o que não sou capaz de fazer pelo outro, Ele é capaz de me perdoar, e me dar outra chance de fazer o bem todos os dias, como Ele faz.

O mais importante não é o bem que faço para Deus, mas o bem que Deus faz através de mim para as pessoas ao meu redor.

AS BEM-AVENTURANÇAS DO CASAMENTO



Bem-aventurado o casal que não deixa de cultivar o romantismo, mesmo após dizerem "sim" no altar.
Bem-aventurado o casal que reconhece que o romantismo é um combustível de valor para a permanência do casamento.
Bem-aventurado é o marido que diz, todos os dias, para sua esposa: "Querida, eu amo você".
Bem-aventurada é a esposa que sempre procura corresponder aos galanteios de seu marido com ternura e carinho.
Bem-aventurados são os casais que, todos os anos, planejam e comemoram o aniversário de casamento.
Bem-aventurados os maridos que constantemente levam flores para suas esposas.
Bem-aventurados os cônjuges que lêem o livro de Cantares de Salomão e agradecem a Deus a celebração e a criação do sexo no leito conjugal, que deve ser sem mácula.
Bem-aventurada é a esposa que sempre procura receber seu marido com um sorriso nos lábios, reafirmando o valor dele para sua vida.
Bem-aventurado é o casal de namorados, que valoriza o romantismo, mas que também vive os princípios bíblicos da sexualidade e se guardam para o casamento.
Bem-aventurado é o casal que planeja e realiza, de quando em quando, um jantar à luz de velas.
Bem-aventurado é o marido que não associa romantismo, necessariamente, à relação sexual.
Bem-aventurados são os cônjuges que, mesmo com o passar dos anos, com a face marcada pelo tempo, vêem, um no outro, a mesma beleza dos tempos da juventude.

Treze Regras para a Esposa Destruir Seu Casamento (Misericordia)


Você não quer estragar o seu casamento não é mesmo? Conheça abaixo Treze Regras que podem acabar com ele…
1. Procure os conselhos de pessoas incrédulas quando tiver problemas no casamento. As orientações da Bíblia, a busca da vontade de Deus em oração e os conselhos dos crentes são coisas fora da realidade.
2. Esqueça o ideal bíblico de submissão da esposa. Hoje os tempos são outros. Seja moderna, independente e autoconfiante. Você já percebeu como aquelas mulheres da novela vivem assim e parecem tão felizes e respeitadas?
3. Pregue sempre para o seu marido. Apresente a ele longos sermões citando versículos decor. Durante o sermão não se esqueça de dizer que ele deveria ter escutado a pregação do pastor no domingo.
4. Critique-o sempre diante das suas amigas e parentes. Faça isso mesmo quando ele estiver presente. Deixe que todos saibam o quanto ele deixa a desejar como marido. Falando em críticas, não se esqueça também de falar mal dos parentes dele.
5. De vez em quando, trate-o com frieza e fique sem falar com ele. Essa é uma maneira sutil de torturá-lo e servirá para ele aprender a lhe dar valor.
6. Quando houver discussões, “jogue na cara” dele as falhas do passado e ameace-o com a separação. Diga que se as coisas continuarem assim não haverá outro jeito.
7. Mantenha-se sempre “emburrada”, mal humorada e ríspida, principalmente quando ele chegar do trabalho. Isso fará com que ele não sinta vontade de ir para casa.
8. Tome a frente de tudo. Afinal de contas, se você não tomar a iniciativa, quem o fará, não é mesmo?
9. Jamais abra mão de suas opiniões. Seja teimosa. Lembre-se que seu marido não tem “visão das coisas”.
10. Coloque os filhos sempre à frente dele. Nunca o deixe pensar que está em primeiro lugar. O interesse principal para você deve sempre ser as crianças.
11. Fale contra seu marido para os seus filhos. Conquiste a cumplicidade deles fazendo com que, mesmo em família, ele se sinta só e deslocado.
12. Jamais se preocupe em se arrumar para agradá-lo. Ser encantadora é coisa de mulher vulgar. Para que perder tempo com isso?
13. Demonstre frieza e desinteresse nas relações do leito conjugal. Tudo deve parecer sempre forçado, pouco espontâneo, obrigatório e sem graça.

O Casamento é Santo, projeto de Deus, não faça nenhum dos itens acima, e viva feliz com seu amado!






quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Restaurando as familias



A família é a célula mater da sociedade, logo se pode afirmar que se as famílias são bem estruturadas formarão uma sociedade equilibrada, afinal “costume de casa vai à praça”. Porém há a consciência de que famílias têm sido bombardeadas pelas inflamadas flechas do maligno ao ponto que muitas delas estão
completamente destruídas. Umas sofrem conseqüências dos erros cometidos, outras vivem em provações, porém a maioria são alvos das potestades do mal, mas todas têm algo em comum, são carentes da providência divina.
Falar sobre restauração implica em admitir que algo foi quebrado, rachado, abalado e por conseqüência tem interrompido, sufocado e até distanciado do propósito eterno. Deus formou a família no Jardim do Éden quando uniu Eva a Adão (Gn 2:21-25), e o seu projeto era que eles vivessem unidos pelos laços eternos do
matrimônio. Hoje há muitos que não estão atentos para esse princípio divino, bem como a ausência do
temor à Deus e a sua PALAVRA, e como conseqüência o afastamento do Senhor e a ruína da sua casa, pois está escrito “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.(Mateus 7:25-26).
A restauração começa com o arrependimento sucedido pela conversão plena que implica na mudança de atitude. A partir do momento que se reconhece o erro e o abandona alcança misericórdia (Provérbios 28:13). Nesse processo é fundamental também possuir um espírito quebrantado. O profeta Joel falando em nome de Deus chama o povo a rasgar os corações e não as vestes (Joel 2:13), pois rasgar as vestes era uma prática comum nos tempos de grande pesar e arrependimento e aqui o profeta chama o povo para sentir o que realmente isto simbolizava, não apenas seguir um ritual, mas vivê-lo em sinceridade. Busque a Deus pela sua família para que o Senhor os ajude a reparar o que foi derrubado, arranhado, machucado, volte-se para ELE. A oração é o meio mais eficaz para a comunicação com Deus, acredite que havendo arrependimento, conversão e quebrantamento acompanhado da oração muitas e excelentes coisas acontecerão; “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros,para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. (Tiago 5:16).
A bíblia relata que Jó era um homem temente à Deus, íntegro e reto cujo testemunho fora do próprio Deus (Jó 1:8) e dentre as muitas atitudes que o caracterizava assim é que ele também fazia holocaustos em favor dos seus filhos (Jó 1:5) e isso é um modelo para os pais de agora.

Portanto orai pelas vossas famílias para que sejam restaurados.

Deus abençoe nossas famílias!


Qual o valor da fe da criança


Marcos 10:13-16
Todos nós adultos, um dia fomos crianças, mas, às vezes censuramos elas e não suportamos o barulhos que elas fazem muitas vezes até no culto, achamos que estão atrapalhando. Pais, olhem para trás e lembremo-nos que um dia fomos criança. Talvez até fizemos bem mais travessuras do que nossos filhos ou as crianças que costumamos censurar, fazem.
O que a criança representa para Cristo e sua igreja? Durante o curto ministério de Jesus, vemos algumas passagens onde aparece à figura da criança e o que o Senhor diz a respeito delas. O texto mais conhecido é do Evangelho de Marcos 10:13-16, onde os pais traziam seus filhos para que Jesus as tocasse e abençoasse, mas os discípulos as impediam de se aproximar do Mestre. Vendo Jesus, a situação, ficou “indignado” por esta atitude dos discípulos Marcos10:14. Jesus não gosta, nadinha, quando uma criança é censurada, ou maltratada, ou impedida de conhecer a Jesus. Creio que os discípulos, não maltrataram, o texto diz que eles repreenderam-nas, mais o que eles fizeram foi o suficiente para Jesus ficar indignado. Qual o valor da fé de uma Criança? Fica fácil responder esta pergunta lendo este texto em Mateus 18:6, veja: Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.
Fazer tropeçar uma criança é arrumar um problema com Jesus.
Eu fico imaginando a festa que estas crianças faziam em torno de Cristo. Tente imaginar dezenas delas em volta de Jesus e dos discípulos. O que elas queriam? Imagina você, mãe e pai com o filho no colo, pronto para receber o toque de Cristo, e simplesmente chega os discípulos e te impede de aproximar do mestre. Apenas um toque, diz o texto que os pais traziam para que Jesus as tocasse. O toque do Mestre era algo grandioso, eu fico imaginando Jesus com meus filhos no colo. Mas por que as impediam de aproximarem dele? Qual era a intenção dos discípulos, porque eles fizeram isto?. Diz os estudiosos e Teólogos, que era o barulho que elas faziam. Tente compreender as crianças, a forma sincera de suas palavras, a sua verdade, a sinceridade de seu culto e louvor. Jesus Cristo via nelas a perfeição, tanto que fala para os discípulos que; de forma alguma alguém entraria no reino dos céus se não fossem como uma criança. Ser como uma criança, não é ser imaturo; também não representa a falta de responsabilidade e sim a sinceridade e a pureza que elas carregam dentro de si.
Outra situação aconteceu quando Jesus entrava em Jerusalém montado em um jumentinho, quem estava em sua frente? Que gritava e louva ao lado, fazendo as boas vindas? Claro que elas estavam lá, elas pulavam e gritavam: Hosana ! Hosana! Bendito é o que vem em Nome do Senhor! Neste episódio em Mateus 21.14-17 alguém diz: “Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo?” Respondeu Jesus: “Sim, vocês nunca leram:‘Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’?” (v. 16) Jesus, com coragem e determinação, curou abertamente a cegos e coxos no templo. E isso levou até crianças a expressarem o seu louvor. Entretanto, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei se indignaram e aproveitaram a gritaria das crianças para reagir. Não podiam admitir este “Hosana ao Filho de Davi”, pois celebrava àquele a quem mais odiavam. A elite religiosa estava completamente equivocada e cega a respeito de Jesus. E ainda que fossem eruditos na teologia, não sabiam quem Ele era.
Assim cumpriu-se a profecia do Salmo 8: Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários... (v. 2). O que ficou oculto aos sábios, as crianças reconheceram.
Que possamos investir nelas, pois serão, elas, as crianças, os futuros ministros, pastores, professores. Deus abençoe nossas crianças, e nós adultos para tratá-las com ternura e amor.

Deus abençoe suas familias!


Filhos


"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele"
 (Provérbios 22:6).
Um determinado estudo revelou que quando a mãe e o pai freqüentam regularmente as reuniões da igreja, 72 por cento dos seus filhos permanecem firmes diante de Deus. Se só o pai freqüenta regularmente as reuniões, 55 por cento dos filhos permanecem fiéis. Se apenas a mãe freqüenta as reuniões, somente 15 por cento dos filhos permanecem na igreja. Se nem a mãe e nem o pai freqüentam regularmente os serviços da igreja, só 6 por cento permanecem. As estatísticas falam por si mesmas. O exemplo dos pais é mais importante do que todos os esforços da Escola Bíblica. (Warren Mueller)
Por onde estão caminhando os nossos filhos? O que eles têm feito? Quais são os seus propósitos? Estão eles colocados no altar do Senhor, gozando de Sua proteção e Suas bênçãos?
Muitas vezes nos angustiamos pelo fato de nossos filhos estarem caminhando longe do Senhor. Às vezes os vemos envolvidos com más companhias e vícios. Pedimos a Deus que os liberte, que os faça reencontrar o caminho da salvação, que os transforme completamente, que lhes devolva a alegria de viver. E, o que mais nos entristece, é saber que somos responsáveis, em grande parte, pela situação em que se encontram.
Quando podíamos estar conduzindo-os para a igreja, preocupávamos com outras prioridades. Quando eles pediam para que os levássemos à Escola Bíblica, inventávamos uma desculpa qualquer para não irmos. Quando pediam para participar de alguma programação interessante, dizíamos que aquilo era bobagem e que havia coisa mais interessante a fazer.
Eles foram esfriando, desanimando, esquecendo... Eles cresceram e tomaram novos rumos. Queremos levá-los agora ao culto, mas eles não querem mais. Se os nossos filhos estão indo às reuniões da igreja, não podemos deixar de acompanhá-los. É a coisa mais importante de nossa vida. É a nossa maior prioridade. Nós lhes daremos o testemunho, os ajudaremos a crescer na fé e a força que irão adquirir nesse período os conduzirá, para sempre, na presença do Senhor dos senhores, o nosso Salvador Jesus Cristo.




O esposo e o cabeça da familia


O marido deve cuidar da manutenção da família (I Tm 5.8). Têm a responsabilidade de prover as necessidades da família. Foi destinado por Deus para ocupar a posição de autoridade e governo no casamento (Ef5.23).Como exercer a autoridade determinada por Deus

Gritar, mandar, exigir obediência por imposição, não é autoridade; é ser ditador. Para exercer autoridade, requer-se: sabedoria, ou, não terá respeito da família.Exercer autoridade é tomar decisões sempre em conjunto com a esposa. Exercer autoridade é ter responsabilidade diante de Deus pela família. A autoridade do marido sobre a sua esposa e filhos é espiritual e lhe é conferida por Deus.

DEVERES DO MARIDO
O Marido têm o dever administrativo de governar bem a sua própria casa e criar os filhos "sob a disciplina, com todo o respeito" (I Tm 3.5-7). O marido têm o dever de buscar orientação do Senhor na administração do orçamento do lar (Sl 127.1).
O Marido deve ser o cabeça (Ef 5.23)
No exercício como cabeça, deve ter autoridade; ser o pastor da casa, o sacerdote maior da família; deve ser o cabeça, como Cristo o é da Igreja.
O Marido deve cuidar da vida espiritual da sua esposa
O Marido cristão deve ser o pastor de sua própria mulher. O marido cristão deve dar honra à sua mulher, como vaso mais fraco (1 Pe 3.7), procurando não tratá-la com amargura (Cl 3.19).
O Marido deve tratar a esposa com elegância e afabilidade ( Cl 3.19).
O marido não deve tratar a esposa com: aspereza, má vontade, rabugice. Deve tratá-la com dignidade. O Marido deve considerar a mulher a parte mais frágil. O marido não deve sobrecarregar a mulher nem física e nem emocionalmente.

A ESPOSA COMO AUXILIADORA (ADJUTORA)
A mulher é diferente. Foi criada com o propósito de completar afetuosamente alguém ( 1 Co 11.9). Para preencher o vazio, existente no íntimo do homem (Gn 2.20).
Deus criou a mulher para ser Auxiliadora de que ?
Auxiliadora no sentido afetivo. Auxiliadora no sentido social (conservar a imagem do marido, como homem diante da sociedade e da igreja). Auxiliadora no sentido profissional. Auxiliadora no sentido espiritual ( "Boa Samaritana").
A esposa e o seu relacionamento com o seu Esposo
Para ser companheira precisa estar enxertada em Jesus (Jo 15.5). A sua personalidade precisa ser controlada por Jesus. Precisa ser submissa primeiramente ao Senhor, para poder ser ao Esposo (Ef 5.22).
Note: Ser "submissa" é imperativo e não condicional (Veja 1 Co 11.3; Cl 3.18; Tt 2.5; 1 Pe 3.1).

DEVERES E RESPONSABILIDADE DA ESPOSA
Deve respeitar seu marido como líder, como o seu protetor e como o cabeça da família (Ef 5.33), com "obediência" e "sujeição".
Note: O Esposo têm a responsabilidade de amar e honrar a esposa como o vaso mais fraco (1 Pe 3.7).
Deve ser fiel a seu marido
Deve ser leal, firme nas afeições e sentimentos. Deve ser esposa de um único homem, o seu marido. Dever lembrar-se da promessa feita diante do altar de Deus: "até que a morte nos separe". Deve ser virtuosa ( Pv 31.10-31). Qualidades da mulher virtuosa. Ela é laboriosa (vv 13, 19, 24). É ajuizada (vv 16,18). É forte fisicamente (v. 17). É boa dona de casa (vv 15,21, 27). É sabia (v. 26). É boa mãe (v. 28). É boa esposa (vv 11, 12, 23, 28). É temente ao Senhor (v. 30).
A mulher virtuosa: conserva a roupa do seu marido bem cuidada; cumpre com todos os deveres diários; levanta cedo para servir o café ao marido que vai para o trabalho; a sua roupa revela sempre modéstia e submissão a Deus. A esposa como boa dona de casa, deve ter uma casa organizada. A esposa como dona de casa, deve ser boa administradora do lar.

DEVERES CONJUGAIS: CASAIS PAGANDO SUA DÍVIDAS
O sexo é santo dentro dos laços do matrimônio.
Quem deu a esposa ao homem foi o próprio Deus, com a finalidade de: complemento afetivo e ser instrumento de procriação. O sexo dentro do casamento não é pecaminoso, pois, Deus ordenou a Adão e Eva que tivessem filhos e enchessem a terra (Gn 1.27-28). O sexo quando corretamente praticado, não produz qualquer contaminação, mas, os que se ocupam de relações sexuais impróprias quer sejam casados ou solteiros, descobrirão que Deus está contra eles em julgamento. A relações sexuais devem serem regulares e contínuas. Não pode haver barganhas sexuais entre pessoas cristãs ( "não terei relações a menos que você ... ").
Fora do matrimônio o sexo é grave pecado
· Três palavras definem a prática do sexo fora do matrimônio (fornicação, adultério e prostituição).
a) Fornicação é a relação sexual entre os não casados ( 1 Co 5.1). (a maior incidência desse tipo de pecado é entre namorados).
b) Adultério é a prática do sexo por casados, com não cônjuges. O adultério lesa o direito do outro cônjuges.
c) Prostituição é a prática do sexo por dinheiro. Se a esposa se mostrar indisposta e o marido oferecer qualquer vantagem econômica financeiro à esposa, estará seduzindo-a à prostituição.
O sexo fora do normal é abominação
O normal é o sexo entre o homem e mulher.

DEVERES CONJUGAIS
Deveres conjugais abrangem os deveres sexuais, a prática sexual só é legitima e pura no matrimônio.
A vida sexual do casal têm que ser considerada a partir de pelo menos duas óticas:
a) Os cônjuges deve entender o direito do outro (1 Co 7.3-4) - As obrigações do casal relacionado ao corpo e ao sexo devem serem cumpridas. O direito sobre o corpo de um e do outro são iguais. Que nenhum dos dois deve negar a sua participação na atividade sexual. O esposo deve lembrar que a esposa não é sua escrava e tampouco existe somente para satisfazer seus desejos. O marido deve se colocar à disposição do prazer da sua esposa, assim como a esposa deve se colocar à disposição do prazer do marido.
b) A abstinência sexual. Somente por consentimento mútuo (1 Co 7.5) - O casal não deve privar um do outro da atividade sexual, a não ser que ambos estejam de acordo, por um tempo determinado, para se dedicarem a oração, terminando deve retornar a sua atividade sexual, para que não seja criado problemas de relacionamentos nesta área.
A LEI DO PERDÃO
· Entre o casal, precisa haver uma vida constante de oração e sobretudo de perdão. As dificuldades somente serão vencidas se o casal unidos orarem, intercedendo uns pelos outros.
Quem perdoa desiste voluntariamente de certos direitos e não exige reparação pela mágoa que sofreu. A lei do perdão é clara, é preciso primeiro perdoar para poder obter o perdão ( Mt 6.14-15).
O que o perdão não é: Não é só esquecer. Não é deixar o tempo sarar. Não é o ofendido mudar de idéia. Não é simplesmente fazer-as-pazes. Não é simplesmente dizer: "eu o perdôo".
Como perdoar: Seja realista. Lembre-se que também foi perdoado. Abra mão dos seus direitos.
Pronuncie o erro. Demonstre ação além das palavras - reparar o erro.
A condição para obtermos o perdão.
A lei do perdão é clara, é preciso primeiro perdoar para poder obter o perdão. Se perdoarmos as ofensas do homem, receberemos perdão de Deus, se não perdoarmos as ofensas do homem, não receberemos o perdão de Deus. Perdoar e evitar a reconciliação conjugal é o mesmo que guardar vestígios de mágoa no coração, é abrigar amargura no coração.

VIDA A DOIS

O relacionamento conjugal pode ser bem desenvolvido quando os cônjuges compreenderem, dentre muitos ensinamentos bíblicos, o principio da “interdependência” que indica que tanto o homem como a mulher precisa um do outro e ambos se completam.

É de suma importância que haja unidade, cumplicidade, acordo no trato de tal forma que ande em concordância em todos os aspectos familiares.
Quando o relacionamento não está bem firmado, perdeu-se o controle que não se consegue resolver os problemas e tudo está de mal à pior é hora de buscar intimidade com Deus através da oração no sentido de encontrar ajuda, pois Deus é suficientemente poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos ( Efésios 3:20-21).

Alguém já disse: “Tudo pode ser mudado através da oração”, e isso é bíblico quando Tiago afirma: “a oração do justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16).

As causas de muitos conflitos no relacionamento familiar são:

1) falta de controle na administração das finanças, portanto se você enfrenta esse problema, busque meios de solucioná-lo, além da oração é interessante que você seja fiel a Deus nas suas contribuições com dízimos e ofertas, pois o devorador só será repreendido pela sua obediência ao Senhor. Faça planejamento com seu orçamento, busque auxilio com pessoas que possam dar orientações equilibradas;
2) a comunicação é outra área que precisa de mais atenção, é fundamental ser claro, verdadeiro e sincero, porém mais ainda, que tudo seja com amor. Trabalhe com muito cuidado esse ponto;
3) o papel que cada um tem no lar é outro ponto a considerar. Quando o homem e a mulher entendem seus papéis, o relacionamento flui com equilíbrio. Deus é o maior interessado que a sua família vá bem e seja plenamente edificada, harmoniosamente equilibrada.

Problemas sempre surgirão, mas Deus ajudará aqueles que o buscarem de todo coração.
Deus abençoe nossas famílias!



domingo, 12 de fevereiro de 2012

O maior gesto de Amor

O que os homens gostariam que as esposas soubessem

Muitos dos problemas no casamento podem começar na cama.

  1) O homem quer chegar em casa e quer encontrar um ninho sem espinhos.
A mulher deve saber a hora em que deve ficar calada, deve reconhecer no seu esposo o seu estado de espírito.
É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça. Provérbios 21:19
O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes; Provérbios 27:15
É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta. Provérbios 21:9
Melhor é morar só num canto de telhado do que com a mulher briguenta numa casa ampla. Provérbios 25:24
 2) O homem quer atenção exclusiva quando está na cama com sua esposa. 
Se há algo que o homem detesta é que a sua esposa traga para a cama assuntos de problemas de terceiros, como filhos, parentes, vizinhos.

 Feche a porta do quarto, desligue o telefone, e entregue-se ao seu marido.
 Preste atenção no comportamento da mulher adúltera: Provérbios 7 :15-18
Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas, com linho fino do Egito.
Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
Vem, saciemo-nos de amores até à manhã; alegremo-nos com amores. 
Quer conquistar seu esposo?
...Digam-lhe que estou doente de amor. Cântico 5:8

3) O homem quer encontrar a sua esposa bonita e bem disposta.
No escritório, na rua, elas estão sempre bem arrumadas, cheirosas... ele chega em casa e o que encontra?
Uma mulher mais peluda que um urso, mais mal humorada que o Mike Tayson quando perde um round.
O seu esposo deve estar sempre ansioso para chegar em casa, e encontrar você!
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1
... a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. 1 Coríntios 7:34 
 4) A mulher deve atender aos desejos do esposo na cama. 
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 1 Coríntios 7:4
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula... Hebreus 13:4

5) A mulher não deve desvalorizar o seu esposo na frente de outras pessoas.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada.... Provérbios 31:28  
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! 
6) A disposição para o sexo é diferente para o homem e para a mulher.
A cultura atual masculiniza a mulher, e femiliniza o homem! Vejam os filmes a mulher é quem pede o homem em casamento e êle é quem chora e diz que não está pronto...

Mas, na verdade:
a mulher move-se no emocional, ela preocupa-se com o hoje, ela se sacrifica em função dos seus dependentes, seu trabalho é delicado
O homem move-se pelo racional, vive planejando o futuro, seu trabalho é bruto.
Uma mulher é capaz de carregar uma criança no colo por horas, mas ser incapaz de abrir uma lata de compotas.
O homem tem facilidade para fornecer altas quantidades de energia(força) num curto espaço de tempo, veja-o jogando futebol...
Também no sexo, o homem tem pressa, enquanto a mulher precisa de tempo.
O desejo para o sexo no homem é praticamente imediato. O desejo para o sexo na mulher começa ao levantar da cama, e deve ser preparada durante todo o dia, com palavras de carinho, atitudes...
O homem se desestressa na cama... a mulher estressada não quer cama!
O homem pode enterrar sua mãe e de noite querer sexo... a mulher, nem pensar... 

7) Sexo é conhecimento, é conhecer seu cônjuge, e o conhecimento só vem através do diálogo.
    Este é o segredo.
    Está bem claro nas escrituras:
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. Mateus 1:25
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. Gênesis 4:1
E tornou Adão a conhecer a sua mulher; ... Gênesis 4:25  
Conhecer no sentido bíblico, o mundo diz que é fazer sexo, possuir.
Mas o verdadeiro sentido ultrapassa o sexo. É o sentido exato da palavra conhecer.

Vejamos o que diz o dicionário:
Ter a idéia, a noção mais ou menos precisa de alguma coisa: conhecer o nome, o endereço de alguém. 
Manter relacionamento com alguém: conhecer um ministro, um embaixador. 
Saber: conhecer o grego. 
Ter grande prática em certas coisas: conhecer o mundo. 
Provar, experimentar: conhecer a miséria. 
Considerar: só conhece seu próprio interesse. 
Distinguir, apreciar, observar. 
Fazer-se conhecer, declinar o nome; fazer-se apreciar, adquirir reputação. 
Direito: Ser competente para julgar. 
Conclusão:
Só conhecemos(temos idéia precisa, apreciamos, observamos, julgamos, coinsideramos, experimentamos) nosso cônjuge na intimidade da nossa cama!

  A mulher é feliz no casamento quando obedece à instrução:
...o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16
 A mulher segundo os olhos de Deus:
Uma esposa exemplar: Feliz quem a encontrar... Provérbios 31: 10-31

Tema para casa, ou melhor, para a cama: Ler e meditar todo o livro de Cânticos.



Os ataques do inimigo contra o casamento e a resposta de Deus


Quando falamos em batalha espiritual, o texto mais usual é o de Efésios, capítulo 6, onde Paulo fala da armadura do cristão para fazer frente ao inimigo que nos rodeia procurando uma “facilidade” para então nos tragar.

Acontece que esse texto, muitas vezes, é extraído do seu contexto, que sãos as relações conjugais, de família, e sociais, conforme se vê no capítulo anterior, Ef 5:21-33 e também Ef.6:1-4.  Não que seja errado usar o texto de Efésios 6. 10-20 para outros momentos de reflexão, mas é preciso perceber a grandeza do tema para a família. Ele é uma ferramenta poderosa para a família superar suas crises, especialmente quando assume as armas ali descritas.
É interessante observar que houve um tempo em nosso ministério  fazíamos nossas orações de batalha espiritual e aprendemos a nos apropriarmos misticamente das armas que ali em Ef 6:10-20 são descritas, como o capacete da salvação, a couraça da justiça, o escudo da fé, o cinto da verdade, e as sandálias da paz, e a espada do Espírito, e nós fazíamos assim sem discernir totalmente  a profundidade daquilo que Paulo estava ensinando. Lembro que nós até encenávamos o vestir do capacete, da couraça, do cinto, das sandálias, e empunhávamos a espada, não que isso fosse um mal em si mesmo, mas que havia verdades maiores que estavam ficando para trás, e das quais falaremos logo adiante.

Paulo trata em sua epístola aos Efésios sobre coisas maravilhosas demais para a família, tendo no capítulo 6.10-20, tratado de batalha espiritual, sendo este tema precedido de seções sobre bênçãos espirituais dos cristãos em Cristo ( Ef 1.3-14) , sobre o fato de terem recebido vida em Cristo ( Ef 2.1-10) ,e agora serem um com Cristo e com os outros cristãos (Ef 2.11-22; 4.1-16), e sobre a vida como filhos da luz, que se desfizeram da velha natureza pecaminosa e se revestem da nova natureza, criados segundo Deus em verdadeira justiça e santidade ( Ef 4.17_5.20).
No pensar de  Paulo, é no relacionamento entre as pessoas, seja no trabalho, em casa, entre cristãos e também com os incrédulos, que a batalha espiritual acontece e é preciso aprender a lidar com ela.
Todo cristão, precisa compreender plenamente o que significa:

* ser escolhido em Cristo para ser santo e irrepreensível ( Ef.1.4,11) ,
**ser predestinado a ser adotado como filho em Cristo (Ef1.5_6,11),
***ter a redenção pelo sangue de Cristo e o perdão dos pecados ( Ef 1.7) ,
**** e ter sido selado pelo Espírito Santo como garantia da nossa herança em Cristo ( Ef 1.13_14) .

Os cristãos precisam entender que sua conversão implica afastar-se do pecado, a fim de não fazer mais a vontade de sua natureza pecaminosa, voltar-se para Deus e servi-lo no poder do Espírito Santo ( Ef 2.1-10).

Precisam entender a união com outros cristãos em Cristo ( Ef 2.11-22; 4.1-16) e confrontar o pecado em sua própria vida, considerando a velha natureza pecaminosa morta em Cristo e a si mesmo como quem vive no Senhor ressurreto ( Ef 4,17-5.20).

E a ordem de Paulo para o casal e para a família é que se encham do Espírito ( Ef 5.18), como uma preparação para batalhar espiritualmente, empunhando a espada do Espírito ( Ef.6.17) e orar no Espírito (Ef 6.18), atentando sempre para o fato que não é contra as pessoas que temos que lutar, mas sim contra as forças espirituais da maldade ( Ef 6.12) , deixando claro, a importância dessa batalha para a família de uma forma integrada, ou seja, reconhecendo quem somos, nossa predestinação, a importância dos relacionamentos conjugais e de família, quem são os verdadeiros inimigos, as armas poderosas que temos, o enchimento com o Espírito Santo e aí sim, empunhar a Espada do Espírito e travar as batalhas fortalecido.
E nas questões de família é preciso lembrar que sem o enchimento do Espírito Santo, nossa natureza pecaminosa levará a nos rebelarmos contra os planos de Deus e que o inimigo procurará usar nossos desejos e inclinações pecaminosas para nos fazer desviar da verdade.

Quero, agora, tratar das armas que Paulo está falando em Ef 6:10-20:
1-    A verdade: Como todos os cristãos, os cônjuges devem abandonar a mentira, e cada um falar a verdade com seu próximo  (Ef 4.25). Devem, contudo, dizer a verdade em amor e crescer em tudo naquele que o cabeça, Cristo ( Ef 4.15). Devem se esforçar para que não saia de suas bocas nada que provoque destruição, mas só o que for bom para a edificação ( Ef.4.29).Minha esposa, quando algo está errado no comportamento de nossos filhos ou mesmo no meu comportamento, ela se determina a não dar armas para que o diabo use contra nós mesmos, como dizer coisas que autorizem o diabo agir contra a família, então, ela se cala e repreende. No momento do nervosismo é a hora que se libera e autoriza a ação dele, o Diabo.
2-    A justiça. Aqui fala da retidão de conduta do cristão, tanto diante de Deus como também diante das demais pessoas, conforme o salmo 15: ”SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. Quando o casal pratica a justiça dentro de casa, os filhos aprendem, e se comportam como tal. Onde há justiça há paz, do contrário, onde há injustiça, há conflito.
3-        A paz: Como cristãos, marido e mulher receberam a paz de Cristo ( Jo 14.27; 16.33) e em tendo a paz devem distribuir dessa paz a todos, servindo como pacificadores e não contendores. ( Mt 5.9; 2Co5.17-18).

4-        A salvação: Uma vez que são salvos, marido e mulher, sabedores de seu destino eterno, podem se amar de maneira intensa e abnegada, o marido sendo um líder coerente e amoroso, que não abusa e não violenta, é um protetor; e a mulher confia e se sujeita a ele em respeito e amor, tem o seu coração pacificado.( Ef.5-21-33).
5-        A Palavra de Deus. Esta é a lâmpada para os pés do casal, ela não os deixará andar em trevas, será um norte seguro, uma direção, um ideal a ser buscado, devendo ambos  permanecer nesta Palavra ( Jo 8.31), e mais, participar ativamente de uma igreja local onde esta Palavra seja pregada ( 2Tm 4.2).
6-           A oração. Orar juntos é uma conquista do casal, há resistências, especialmente por parte dos homens, mas não deve ser deixada de lado, não pode deixar de ser buscada, pois ela faz o casal “manter o vínculo da paz”  ( Ef 4.3). Eles devem apresentar seus pedidos e súplicas e crer que Deus ouve e atende as orações ( Fp 4.6-7; I Pe 5.7)

E para encerrar, todo cristão deve se lembrar:


 “Pois não é contra a carne e o sangue que temos que lutar...”Por isso tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e havendo feito tudo, permanecer firmes” ( Ef 6.12-13).



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ser fiel




TERRORISMO NA FAMILIA
Todos nós ficamos chocados com as imagens dos aviões chocando-se contra as torres do World Trade Center. Ficamos surpresos com sua queda e horrorizados com a morte de milhares de vidas. Quando soube que era um ataque terrorista, me veio a mente uma comparação com a grande ameaça que sofrem também nossos casamentos. A ameaça de um ataque terrorista que venha derrubar o que foi construído com tanta dedicação: o nosso matrimônio. Muitos anos atrás, na capital do mundo, num lugar especial chamado jardim do Éden, Deus construiu duas torres gêmeas chamadas Adão e Eva. Foram construídas para dominar o mundo. Uma construção sólida, imponente, e muito bonita. Um terrorista chamado “Bin Lúcifer” seqüestrou um grande animal, o mais astuto, a própria serpente, encheu seus tanques de veneno mortífero e investiu contra as duas torres gêmeas: Adão e Eva, derrubando-as completamente. Quando a WTC caiu matou mais de três mil pessoas, quando as torres do Éden ruíram mataram toda humanidade. Ainda hoje “Bin Lúcifer” ameaça com terrorismo as famílias, ele seqüestra mentes e corações e se lança contra as famílias provocando a maior tragédia num matrimonio: o divorcio....Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao maridorepudiar a sua mulher por qualquer motivo? Então respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? ...Portanto o que Deus uniu não o separe o homem. Replicaram-lhe: Por que mandou então, Moisés dar carta de divorcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração... Mateus 19: 3-8 . Eu e minha esposa Ivone temos trabalhado com casais, ministramos para dezenas de encontro de casais e temos pesquisado este assunto, lido livros, analisando, pesquisando e refletindo muito sobre o relacionamento no matrimonio. Queremos entender as dificuldades que os casais sentem em ter um relacionamento sadio e sólido. Quando leio a bíblia encontro várias dicas para entender nossa dificuldade.Sabemos que tudo começou com a “queda” da humanidade. Jesus nos esclarece que Deus odeia o repudio. O repudio não é a mesma coisa que o divorcio. Repudio é a separação do casal, a destruição do casamento, a separação do que Deus uniu. O divorcio é uma carta, um documento legal para proteger o lado mais frágil, que em geral são: as mulheres e as crianças, uma espécie de seguro de vida! Moisés autorizou o divorcio para proteger a família, mulheres e crianças, mais não autorizou o “Repudio”. O que o terrorista “Bin Lúcifer” usa para atacar nossa família e destruir o matrimônio? A “dureza do coração” Tanto maridos como esposas que tem corações duros, dura cerviz, são candidatos a um ataque terrorista! Quando os cônjuges são orgulhosos, vaidosos, não dão o “braço a torcer” não sabem perdoar, guardam magoa um do outro, não querem aprender para mudar! Pensam: “eu nasci assim, vou viver assim, vou morrer assim” (complexo de Gabriela) Isto a bíblia chama de “Coração Duro!” Quando quebrantamos nossos corações, nos humilhamos e nos arrependemos de nossos pecados, nossos erros, nossas fraquezas e reconhecemos a soberania de Deus. Deus nos protege dos ataques terroristas. Nosso casamento deve ser como as duas torres gêmeas: Altas bonitas e fortes, um verdadeiro testemunho do milagre de Deus que nos une e não permite que ninguém nos separe, mais do que isto que nosso matrimonio seja uma prova de beleza e amor para toda a sociedade. As duas torres de NY estão no chão, mas existem dezenas de WTC por outros países no mundo que ainda estão de pé. Muitos matrimônios foram destruídos, porem existe ainda muitos casamentos sólidos, sustentados por Deus. Seguros de ataques terroristas por terem corações quebrantados e humildes, sempre prontos a mudar e mudar para melhor. Como estão suas torres? Altas, bonitas e fortes? Seguras contra ataques terroristas?

Verdadeiro amor


O médico pergunta ao velhinho: - Por que a pressa?
E ele respondeu:
- Todos os dias neste horário vou visitar minha esposa que está em um asilo.
E o médico comentou:
- Que bacana! Então vocês matam as saudades, batem papo, namoram um pouquinho!
E o velhinho diz:
- Não! Ela não me reconhece mais, por causa de sua doença.
O médico surpreso então pergunta:
- Mas por que então tanta pressa para vê-la, já que não o reconhece mais?
E com um sorriso no rosto, o velhinho responde:
- Mas eu a reconheço! Eu sei quem ela é e o que representa na minha vida a tantos anos.
Por isso todos os dias eu a reconquisto, como se cada conquista fosse única e verdadeira.
Este é o verdadeiro amor!